Chat with us, powered by LiveChat

Intolerância a ovos é um dos problemas alimentares mais complicados, já que o alimento é um dos mais comuns na culinária do Brasil e do mundo.

Ovos estão presentes em tantas receitas que fica difícil saber o que se pode comer quando se tem intolerância. Quando não são a base da receita, são ingredientes na finalização do prato. Sobremesas também não ficam de fora. Ovos são essenciais na culinária brasileira.

Além de sua tradicionalidade, ovos também são muito baratos e nutritivos, o que dá ainda uma dor maior no coração quando a gente tem que eliminá-lo da nossa dieta.

Mas, apesar de ser uma das fontes mais completas de nutrientes, os ovos são os segundos maiores causadores de alergias alimentares, perdendo apenas para o leite.

O que é intolerância a ovos?

Ovos são ricos em gorduras, vitaminas e minerais. Mas uma alergia faz com que tudo isso não valha a pena, já que seu organismo não consegue aceitar o alimento, transformando a comida num problema de saúde.

A causa dessas alergias são proteínas que tem alto nível de rejeição pelo corpo de certas pessoas. As mais comuns por causar intolerância a ovos são?

  • Lisozima
  • Fosvitina
  • Albumina
  • Ovomucoide
  • Ovotransferrina
  • Ovomucina
  • Lipovitelina
  • Ovalbumina

Um fato interessante é que a maioria dessas substâncias está presente na clara e não na gema, que popularmente é acusada de causar problemas intestinais.

Mas como saber se você é alérgico a ovos?

Conheça a Allergy Test Brazil

A resposta para seus problemas é conhecer uma empresa que facilita o processo de avaliação de suas intolerâncias. Com os resultados você pode saber de vez o que provoca problemas em seu organismo, acabando com as dúvidas.

Com o teste de intolerâncias e alergias da Allergy Test Brazil você consegue descobrir o que está afetando o seu corpo. O teste funciona mesmo que a irritação causada pela alergia seja mais branda, daquelas alergias que você não tem certeza se são reais ou só se você exagerou num determinado produto.

Com nosso teste tudo pode ser resolvido de uma maneira prática e segura com laboratórios que tem experiência e resultados confiáveis.

E quando a intolerância a ovos é confirmada? O que fazer?

Existem substitutos para o ovo na alimentação? Em alguns lugares é possível encontrar substitutos que valem a pena. Por serem menos populares, alguns desses substitutos são mais difíceis de achar e visam um público específico, o que, no Brasil, quer dizer que você não vai achar no mercadinho.

Você pode usar substitutos como: bicarbonato de sódio, purê de frutas, iogurte de soja e linhaça. Mas atenção para as receitas! Cada um desses ingredientes tem uma preparação diferente para se adequar à tarefa de substituir o leite e só devem ser usados em suas receitas específicas.

Além dessas opções, existem as receitas veganas que não são sem graça como a maioria das pessoas pensam. Os veganos não comem nada de origem animal, logo: eles tem que caprichar em receitas elaboradas que não envolvam produtor como ovos. Atualmente existem várias receitas de ótima qualidade que você pode tentar sem precisar abandonar completamente sua dieta tradicional.

Gostou das dicas? Então confira nossas outras dicas no nosso blog para saber mais sobre como testar suas alergias e como viver melhor com uma alimentação adequada!

Não se esqueça de fazer seu teste com a Allergy Test Brazil e acabar de vez com as dúvidas sobre o que comer para ter uma vida mais saudável!