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Cada vez mais pessoas estão descobrindo que são intolerantes à lactose, o que significa que elas têm problemas para digerir alimentos com base em produtos lácteos. Isso levou a um aumento maciço nas vendas de leite de soja e queijo de cabra nos últimos anos.

Mas esses dois itens são apenas uma pequena amostra quando se trata de bons substitutos ao leite e ao queijo. Existem muitos outros produtos que oferecem sabor e têm um uso mais flexível – e podem ser facilmente encontrados em seu supermercado local. Foi pensando nisso que montamos uma lista de produtos que podem ser substituídos:

Substitutos básicos do leite de vaca

Os substitutos mais óbvios para o leite de vaca tradicional são o leite de arroz, leite de amêndoa e leite de soja, todos eles derivados de plantas. Esses produtos podem ser usados no lugar do leite de vaca no café com leite, acompanhando cereais, na preparação de molhos, etc. Algumas pessoas estranham o sabor um pouco diferente, mas a grande maioria nem percebe que não está consumindo leite de vaca.

Esses produtos costumam custar cerca de um terço do que o leite de vaca, e podem ser comprados em lojas de alimentos naturais, supermercados e lojas especializadas on-line.

Mais opções de leite sem lactose

Para quem precisa seguir uma dieta sem lactose, mas não se adaptou aos produtos que mencionamos, nós indicamos usar leite de outros animais, cujo teor de lactose é muito menor e, portanto, pode ser mais facilmente digerido, um bom exemplo é o leite de cabra. O sabor do leite de cabra é um pouco mais forte e  doce do que o de vaca, e o leite também é usado no tratamento de muitas outras condições – como a asma e o eczema.

O leite sem lactose é basicamente leite de vaca com a lactose removida. Este é um produto relativamente novo e pode não ser uma opção atraente para quem passou anos se acostumando com o sabor do leite de soja ou do arroz – ambos um pouco mais doces do que o leite de vaca. Hoje em dia, várias marcas oferecem a opção do leite sem lactose, por um preço um pouco mais alto.

Substitutos básicos do queijo

Como o leite de soja e o leite de arroz, o queijo sem leite tornou-se bastante popular, além do seu público-alvo, que são aqueles adeptos da dieta vegana, agora é procurado por aqueles que seguem a dieta sem lactose. Esses queijos são geralmente baseados em soja e também podem incluir um ingrediente à base de arroz. Os queijos sem lácteos evoluíram muito ao longo dos anos e agora podem ser encontrados em muitos sabores diferentes – incluindo Gouda, muçarela e cheddar.

E as opções não param por aí

Assim como acontece com o leite, existem várias opções de queijo elaborados com leite de outros animais, que você pode tentar incorporar em sua dieta.

O queijo de cabra é um queijo forte e saboroso que pode ser comprado em quantidades bastante pequenas. Outro queijo feito a partir de leite de cabra é o queijo feta, muito usado pelos gregos, que tem um sabor mais suave e mais salgado. A muçarela de búfala também é (praticamente) livre de lactose, e como feta, é um ingrediente popular na culinária mediterrânea.

Finalmente, da mesma forma como o leite de vaca sem lactose, há queijos disponíveis no mercado que são feitos pelo mesmo processo.

Nós indicamos que você experimente em pequenas quantidades antes de fazer uma compra grande. A melhor maneira de descobrir qual substituto funciona melhor para você é testando suas receitas preferidas trocando leite e o queijo de vaca por substitutos sem lactose.