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Nós sabemos que às vezes é difícil encontrar alternativas para substituir o leite de vaca e seus derivados. As pessoas que têm intolerância à lactose ou decidem seguir uma dieta sem leite podem comemorar: preparamos uma lista de alimentos lácteos que podem ser substituídos.

Muitos dos alimentos que substituem os alimentos lácteos foram descobertos e elaborados para atender o mercado de pessoas veganas, que não consomem nenhum tipo de alimento que tenha em sua receita produtos provenientes de animais, ou seja: carne, leite, ovos, etc

Como esse mercado vem crescendo e as pessoas de um modo geral também vêm se preocupando mais com a saúde, as pessoas que por algum motivo devem se privar do consumo de alimentos à base de leite de vaca também se beneficiam.

Em alguns casos, esses alimentos substitutos serão encontrados em lojas de comida especializada, mas muitos deles estão disponíveis na grande maioria dos supermercados.

Como substituir a Manteiga

Margarina:

Para substituir a manteiga, tanto na hora de cozinhar, assar, quanto para passar no pão para fazer um sanduíche, vale a pena experimentar a margarina, no geral, elas são derivadas de óleos vegetais e não contém leite de vaca. Hoje o mercado já traz uma grande variedade de margarinas, inclusive com sabores diferentes. Basta escolher a marca da sua preferência.

Óleo de coco:

O óleo de coco também é um bom substituto para a manteiga em produtos assados ou até mesmo fritos e vem cada vez ganhando mais adeptos. O óleo de coco é um produto natural e costuma ficar sólido em temperatura ambiente um pouco mais fria, mas, como a manteiga e a margarina, quando aquecido ele derrete facilmente. O óleo de coco é um pouco mais adocicado, portanto, pode alterar um pouquinho o sabor do seu prato, basta ajustar seu tempero.

Óleo de cozinha:

Em muitos casos, o óleo de cozinha, como canola, soja ou até mesmo o azeite de oliva, pode ser usado em lugar de manteiga na hora de cozinhar. Se substituir a manteiga pelo óleo no cozimento, diminua a quantidade. Por exemplo, se uma receita pedir 1/2 xícara de manteiga, tente usar 1/3 da xícara de óleo. Essa não é a opção mais saudável, portanto pense bem antes de usá-lo.

Iogurte

Se você é um fã de iogurte e não tem alergia à soja, pode procurar no mercado iogurtes à base de soja e vai encontrar uma variedade de sabores e marcas. Essa é uma boa saída para quem quer evitar bebidas lácteas.

Além de ser consumido puro, o iogurte de soja também vai bem com granola e cereais e até mesmo para fazer um molho para sua salada.

Queijo

O queijo talvez seja um dos alimentos mais difíceis de ser substituído. Mas já é possível encontrar no mercado queijos veganos que não são feitos à base de leite. O sabor e a textura são um pouco diferentes, mas como já falamos em outros artigos, é importante que você experimente e veja se agrada seu paladar.

Sorvete

O sorvete é um dos alimentos preferidos, principalmente no verão brasileiro. Nesse caso você pode optar por sabores à base de frutas, que não levam leite e por isso podem fazer parte da sua dieta sem alimentos lácteos. Os chamados sorbets, que hoje em dia podem ser encontrados inclusive em sabor chocolate, são uma ótima opção para se refrescar.

Mas se você é uma pessoa ocupada e não tem muito tempo para preparar seus alimentos, é possível encontrar produtos prontos nos supermercados, quase sempre congelados. Fique bem atento aos rótulos dos produtos para ter certeza de que ele não contém leite em sua base.