Para muitas pessoas, o pão de trigo é um alimento básico e indispensável no dia a dia. No entanto, esses alimentos contêm glúten, já que são produzidos à base de farinha de trigo e proibidos para muitas pessoas que são intolerantes ao glúten, como portadores da doença celíaca ou sensibilidade ao glúten.

Felizmente, existem alternativas convenientes e saudáveis ao pão e estão se tornando cada vez mais disponíveis no mercado para nosso consumo diário. Preparamos uma lista com 10 alimentos livres de glúten que podem substituir o pão de trigo convencional:

1. Tapioca

A tapioca é uma forte aliada para substituir o pão nas dietas sem gluten. Além de ter poucas calorias, pode ter seu recheio tanto doce quanto salgado.

2. Pão de Queijo

O Famoso quitute mineiro é uma boa opção para substituir o pão tradicional. O pão de queijo é feito à base de farinha de tapioca, que provém da mandioca, e por isso não contém glúten. A única questão é que o pão de queijo pode ter um pouco mais de calorias.

3. Tortilhas de milho

As tortilhas de milho não têm glúten, mas têm uma quantidade de fibras elevadas. Por isso tornam-se uma ótima opção para pessoas sensíveis ao glúten.

Você pode usar tortilhas de milho em sanduíches, wraps, hambúrgueres, pizzas ou simplesmente com manteiga e queijo.

4. Wrap de couve ou de alface

Tanto a couve quanto o alface são fantásticos e podem servir para fazer um delicioso wrap, além de custarem pouco. As couves podem também servir para fazer burritos, incorporando muito sabor e nutrientes ao seu lanche livre de glúten e ainda com poucas calorias.

5. Wraps de arroz

Se você já fez rolinhos primavera em casa, você sabe como é fácil usar a massa de arroz. Experimente este toque moderno em rolinhos primavera usando um pouco de quinoa e óleo de gergelim.

6. Batata doce

As batatas doces são uma ótima opção para substituir o pão feito com trigo. É um alimento de valor calórico baixo e pode ser preparado de diversas maneiras, dando ainda mais sabor à sua refeição.

7. Tempeh

É um alimento típico da Indonésia, feito a partir da fermentação de grãos de soja e por isso não possui glúten. Ele é rico em proteínas e pobre em carboidratos e pode substituir o pão tradicional em receitas de sanduíches.

8. Berinjela

A berinjela é um legume resistente, macio e tem menos da metade das calorias de um pão típico. Pode substituir tranquilamente o pão do próximo hambúrguer.

9. Couve-flor

A couve-flor também é um achado para quem precisa seguir uma dieta livre de glúten, como tem a resistência mais firme, pode ser usada para fazer uma fritada ou um pão fake – sem farinha de trigo – que substitui facilmente o pão. A couve-flor é ainda uma fonte fantástica de vitamina C.

10. Pães sem glúten

Já te mostramos várias opções de alimentos que podem servir de alternativas sem glúten para substituir o pão feito com farinha de trigo. Mas se você é dessas pessoas que não consegue viver sem comer pão, a boa notícia é que o mercado já oferece uma grande variedade de pães feitos à base de legumes ou farinhas que não possuem glúten. A parte ruim é que esses produtos não são encontrados em todos os supermercados, custam mais caro e tem um prazo de validade menor.

Viu como é possível ter uma dieta variada, bastante saborosa e com poucas calorias abrindo mão dos alimentos que contenham glúten? Agora é só experimentar e escolher o seu substituto favorito ao pão.

 

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